Notícias / Cidade

13/07/2020 - 06:54 | Atualizado em 13/07/2020 - 07:10

Juiz pede estudo a prefeitura de Cáceres sobre eficácia da 'Lei Seca' no combate ao coronavírus

Por Joner Campos

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O juiz plantonista Pierro de Faria Mendes, da 1ª Vara da Comarca de Cáceres, pediu um estudo Técnico-Científico na tarde deste domingo (12) o decreto municipal que instituiu a lei seca em Cáceres e atendeu o Mandado de Segurança de um grupo de empresários de Cáceres. A medida foi determinada pelo prefeito Francis Maris (PSDB) na última sexta-feira (10) via Decreto 370/2020. O pedido do Juiz é que se intime a Prefeitura Municipal de Cáceres para que apresente em 48h Estudo Técnico-Científico que comprova que a “Lei Seca” irá conter o aumento da Pandemia do novo Coronavírus de Cáceres.
 
Pelo decreto municipal, a comercialização estava proibida em supermercados, conveniências e qualquer estabelecimento varejista ou local público, a partir desta segunda-feira (13).

Após o Decreto 370/2020 da Prefeitura Municipal de Cáceres, Grupo de Empresários de Cáceres, donos de bares, distribuidoras de bebidas e pequenos mercados impetraram Mandado de Segurança para anular o Art. 7° e parágrafos do Decreto que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas na Cidade de Cáceres.

De acordo com o advogado da causa, Ledson Catelan que representa várias empresas, relatou que nos termos do § 1°, Art. 3° da Lei 13./979/2020 (Lei que dispõe sobre medidas de combate ao Novo Coronavírus), o Poder Executivo deverá se basear em suas medidas de combate ao Novo Coronavírus em estudo Técnico-Científico, caso contrário poderá incorrer em Crime de Abuso de Autoridade, e responderá pelas perdas e danos e lucros cessantes causados pelas medidas arbitrárias tomadas.

Vale lembrar que tal medida foi por unanimidade rejeitada pela Câmara Municipal de Cáceres.

Ainda de acordo com o advogado a medida é completamente inócua, logo que provocou foi uma aglomeração desnecessária nas portas de bares e supermercados no intuito de estocarem a bebida. Há ainda relatos de um Mercado pequeno que questionou um comprar que encheu uma caminhonete de bebidas, e este respondeu que após uma semana, vai vender a mercadoria por R$ 50,00.

Segundo o advogado Vinícius Cintra de outra ação, que representa a Central Distribuidora, ao incluir no Decreto n. 370 a proibição de comercialização de bebidas alcóolicas o Prefeito Municipal invadiu competência exclusiva da União, Estados e Distrito Federal para legislar sobre consumo, bem como agiu em desacordo com a Lei n. 13.979/2020 que determina que as medidas de enfrentamento ao COVID-19 devem ser amparadas em evidências cientificas, o que não ocorreu no presente caso. Pontua o advogado que o decreto é espécie legislativa que tem por finalidade apenas regulamentar o que já está previsto em lei, não tendo o chefe do poder executivo competência legislativa para criar novas obrigações ou se sobrepor à autoridade da União, Estados e Distrito Federal.
 
Veja abaixo as decisões:
 
 
 

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rodrigo, em 13.07.2020 às 20:48

    Esse jornal é contra as medidas. Tem q ter lei seca e lockdown Se não o pobre tá lascad9. Tem w fechar e o patrão do tinuar pagando os salários....

  • por Jlcacerense, em 13.07.2020 às 15:12

    Esse juiz não tem o que fazer não? Não precisa nem de estudo pra saber que com certeza as festinhas com bebidas alcoólicas estão sendo determinante para disseminar mais os casos tem é que multar quem continuar comprando bebidas e fazendo festinhas em casa, e também quem vende.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 13.07.2020 às 14:17

    Mais o STF, nao concedeu que prefeito engavete as verbas do Governo Federal, para ser usados no combate a Covid 19, como ocorre com o preito Francis, porque essa verba nao e usada no combate a pandemia/

  • por cacerense em busca de progresso, em 13.07.2020 às 13:05

    Brincadeira, enquanto tem pessoas morrendo e outras se contaminando por causa do avanço do virus, tem uma parcela pequena da população que não esta se preocupando, pois o STF ja concedeu poder para os estados e municípios para fazer medidas para conter o contágio.

 
Sitevip Internet