Notícias / Direto da Fonte

17/05/2021 - 16:26 | Atualizado em 17/05/2021 - 18:27

Polêmica

Por Da Redação

Desde o ano passado quando ainda estava no PSDB, a Vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) da Câmara de Cáceres, tenta aprovar uma lei instituindo o dia do orgulho LGBT, mas diante do conservadorismo dos colegas, teve a proposta rejeitada por maioria na legislatura passada. Este ano, ela não reapresentou a proposta, mas está apoiando a que está sendo feita em conjunto pelos colegas Cézare Pastorello (SD) e Mazeh Silva (PT). Há duas situações novas desta feita. Valdeníria está em um partido conservador que inclusive tem posição contrária a causa, prevista em estatuto. Ou seja, se o parlamentar apoiar, pode ser expulso e ter o mandato requerido. Outra questão é que dentre os atuais quinze parlamentares, cinco são atuantes em suas denominações religiosas. Celso Silva (Republicanos) e Luiz Landim (PV), católicos praticantes, Isaias Bezerra (Cidadania), Pastor Júnior (Cidadania) e Lacerda do Aki (PRTB), em congregações evangélicas. Aguardemos o resultado. Na sessão passada a aprovação do Dia da Marcha para Jesus, de autoria do Pastor Junior (Cidadania), não causou a mesma celeuma. A luz do Artigo 5º da Constituição Federal, a proposta é legalíssima. Mas como no Brasil não há consenso quando se discute futebol, política e religião, aguardemos o desfecho.
 
Rédeas
 
Depois de  ajustar o primeiro escalação e o seu líder na Câmara de Vereadores, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), agora foca sua ação política em afinar a gestão política com os partidos aliados e com a sua bancada de apoio no legislativo. À coluna, a prefeita revelou que irá incluir na sua rotina de trabalho, reuniões semanais com líderes de partidos e vereadores para debater antecipadamente os projetos prioritários do município. Ela quer cumprir o compromisso de campanha de fazer uma gestão compartilhada a partir da reforma que pretende fazer no primeiro escalão para ter início no segundo semestre deste ano.
 
Espaço
 
Por falar em reforma, partidos que tiveram muitos votos para vereador na eleição em Cáceres, e legendas tradicionais como MDB vão brigar por espaço nessa reforma. Uma das pastas cobiçadas é a Secretaria de Esporte que está inativa. O MDB com Marcinho Lacerda, o Cidadania com Cabo Pinheiro e o Republicanos com Fonseca, querem tocar. Fonseca inclusive já tem como prioridade a reforma dos miniestádios Alberto Zattar, Claudio Brandão e Pedro Henry, abandonados na gestão Francis Maris (PSDB). Sem orçamento, Fonseca quer usar a iniciativa privada e os times e associações de futebol da cidade para recuperar os equipamentos esportivos, inclusive o Ginásio Didi Profeta e o Estádio Geraldão.
 
Bagunça
 
Rapaz, eu desconfiava que a direção estadual do PROS era meio bagunçada, mas diante de dois fatos que tomei conhecimento na semana passada, concluí que o partido é um barco sem rumo e sem comando. No primeiro caso, o deputado estadual João Batista, que é presidente do Sindicato ‘dos Carcereiros’ de Mato Grosso e presidente estadual da legenda, ignorou um pedido do vereador Franco Valério, que é do seu partido em Cáceres e atendeu a um pedido de emenda de R$ 50 mil para o vereador Marcos Ribeiro do PSDB. A articulação foi feita pelo ‘bate pau’ de Marquinhos, que é uma espécie de delegado dos ‘carcereiros de Cáceres e nem é filiado ao PROS. João Batista, achando que Franco é ‘bocoió’, vinha cevando ele para ser candidato a deputado estadual ou federal para ajudar na legenda do partido. Se faz um trem desse comigo mandava ele cassar candidato nas cadeias e presídios de Mato Grosso. Vou dar um conselho para o Franco: Pula dessa canoa porque ela é furada.
 
Avião
 
Por falar candidato a estadual e federal para ajudar na legenda porque acabram as coligações, já bateu um desespero nos pretensos candidatos da nossa região. O deputado estadual doutor Gimenez (PV) de São Jose de Quatros Marcos, que nunca parou em Cáceres sequer para fazer xixi, apareceu outro dia com a cara lambida oferecendo emenda que dificilmente será paga nos próximos dois anos à prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Doido para abrir uma porta para tentar a reeleição no ano que vem. Outro que voltou a andar na cidade com a maior cara de pau foi o ex-deputado Ezequiel Fonseca da Escolinha de professor Pedro Henry. Mas, o mais chave de todos é o ex-prefeito de Glória D’Oeste, Nilton Borgato (PSD), atual secretário estadual de Ciência e Tecnologia, fiado pelo senador Carlos Favaro (PSD). Ele anda correndo a região identificando potenciais candidatos e os chamando para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, alegando que ele concorrerá a deputado federal. Golpe viu. Quer montar chapa para se eleger estadual. Um dos que ele está tentaram engabelar com esse papo em Cáceres, é o médico Sérgio Arruda (Podemos). Como diz Fachini, ‘batata quando acha chão fofo dá que raxa’.
 
Desespero
 
O fim das coligações desencadeou um verdadeiro desespero nas lideranças estaduais especialmente nas que têm mandato e vão a reeleição. Um exemplo disso é o deputado estadual Maxi Russi, presidente do PSB e da Assembleia Legislativa. Só em Cáceres, já convidou ao menos cinco para serem candidatos a deputado estadual, entre eles, Sérgio Arruda (Podemos), Valdeníria Dutra Ferreira (PSC) e Túlio Fontes (PV).
 
The Best
 
Na semana passada o bilionário ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, o paixão em administrar, assumiu sua soberba mais uma vez ao afirmar em uma entrevista no RDNEWS que quer ser senador e não candidato a deputado federal ou estadual. Desdenhou até uma eventual candidatura ao governo do Estado. Ele até poderia fazer carreira política, ‘mas infelizmente ‘só cisca para fora’. Para piorar, não tem ideologia política e é oportunista como a maioria dos milionários. Está em um partido conservador de centro que é o PSDB, mas é fanático pelo louco inimputável que governa nosso País atualmente. Como vai ser candidato ao senado pelo PSDB, apoiando o Bolsonaro ?. O PSDB terá candidato a presidente e se tudo correr do jeito que está, vai ser o almofadinha do governador de São Paulo, o colega jornalista João Dória Júnior.
 
Peito
 
Eu alertei de várias formas neste espaço, mas vou ter que ser direto infelizmente. Nenhum dos quinze vereadores de Cáceres teve a coragem de fazer uma indicação à mesa diretora da Casa para devolver os mais de R$ 300 mil que a Câmara tem em caixa de sobra de duodécimo para comprar cestas básicas para as famílias que estão sofrendo com a pandemia. O dinheiro é do povo e deve ser usado para socorrer o povo. Acho que está faltando coragem, só pode.
 
Fessor
 
Se Flavio Antônio Lara Filho (DEM), for uma ‘Negação’ como vereador em Cáceres e no mundo político, ele não passará fome. Pode atuar como professor. Clique no vídeo a seguir e veja no que ele é craque: https://www.youtube.com/watch?v=u6aR0PS-BaM&feature=youtu.be

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sherifff, em 20.05.2021 às 12:02

    Esse é o meu vereador e futuro deputado estadual ....kkkkk meu brother Flávio negação, tamosjuntos, o bairro Cidade Nova tá com vc ...

  • por lucas, em 19.05.2021 às 10:53

    O que tem o sujeito dançar um lambadão, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, se é que me entende... se realemente foi durante a pandemia que tenho quase certeza que não foi, a assessoria do vereador deve procurar um advogado penso eu...

  • por Leonice Amaral Viegas, em 19.05.2021 às 10:40

    Alguém citou a palavra Credibilidade. ....

  • por Thiago pereira, em 19.05.2021 às 07:27

    Não entendi Gonzaga o motivo e o objetivo da divulgação desse vídeo mostrando o vereador Flávio Negação dançando. Ao que tudo indica, essa festa deve ter ocorrido antes pandemia, porque absolutamente ninguém está usando máscara.Caro jornalista, se você possui diferenças pessoais com ele, resolva isso fora das matérias jornalísticas e de opinião que escreve, senão acaba perdendo a credibilidade que possui. Fica a dica

  • por ELISABETE ASSUNÇAO, em 18.05.2021 às 14:57

    ‘Negação’ mais liso que mussum ensaboado.

  • por pe de pano, em 18.05.2021 às 09:22

    O deputado estadual doutor Gimenez (PV) como médico não fez nada para a nossa região junto com o Dr. Leonardo que espero que seja seu fim apenas de 1 mandato! Pelo menos dançar o Tal do Flavio negação faz certo! A população tem os políticos que merecem esta ai um para não passar em branco!

  • por Flaviane Aparecida Lara Silva, em 18.05.2021 às 00:47

    Eis o meu irmão! Flávio Negação! Transborda alegria, energia e animação. Por onde passa deixa risos. Sempre brincalhão. Que a realização do seu sonho nunca apague sua essência e origem, nem o engesse ou lhe vista de um personagem. Foi com esse seu jeito de ser que conquistou e conquista amizades por onde passa. A exemplo de Tiririca, seja essência e não aparência! No exercício do seu mister, continue firme em prol do que acredita ser o melhor para o Município em que nascemos e fomos criados. Os personagens que lutem!

 
Sitevip Internet