Notícias / Direto da Fonte

31/01/2022 - 10:59 | Atualizado em 31/01/2022 - 11:35

​Boi com a corda

Por Da Redação

O primeiro ano de qualquer mandato do Executivo conta com a paciência da população, mesmo com a maioria daqueles que não votaram na gestão. O primeiro teste é aos 6 meses, quando a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) fez alguns ajustes, sutis, nas coordenações. Agora, passados um ano, o povo já não tem mais paciência. O boi foi com a corda e tudo o que não está funcionando está pipocando na boca do povo.
 
Calcanhar de aquiles é a saúde
 
A começar, pelo péssimo desempenho na Saúde. Apesar de ter voltado para o Consórcio Intermunicipal e retomado, timidamente, os exames especializados, a gestão de atendimento está caótica. A população reclama, com razão, das péssimas condições da Central Covid, de ser feita de tonta nas unidades de saúde, sem saber onde serão atendidos e com a falta de profissionais. Médicos contratados pelas empresas terceirizadas vivem me procurando para dizer que não receberam salários. Mas recentemente me procuraram para reclamar da mudança da forma de contratação e redução de salários.
 
Velhaca
 
Inclusive, não pagar na data já virou característica da Secretaria de Saúde. Basta olhar no diário oficial a quantidade de reconhecimentos de dívida que a Secretaria já fez. Contratam médico, enfermeiro, auxiliares de forma irregular. Depois de meses que estão trabalhando, e depois de regularizar o contrato a partir de uma data, fazem um reconhecimento de dívida do que ficou para trás. Ou seja, é uma Fidare da prestação de serviços, trabalha primeiro, formaliza depois.
 
Gordura
 
E nessa falta de planejamento, toda a gordura que a Secretaria tem no orçamento já foi pro pau. Agora, segundo fontes internas, está deixando de cumprir outros programas para usar o dinheiro para comprar medicamentos, o que era o básico. Reformar, ou ao menos ajeitar, as unidades de saúde acabou sobrando para a equipe da Secretaria de Educação. Sim, a Educação, que tem uma coordenação de infraestrutura, é que fez as últimas manutenções nas unidades de saúde, inclusive, na Central Covid. E os remédios continuam faltando, tudo isso debaixo do nariz dos vereadores que não fazem nada.
 
Infraestrutura
 
E por conta dessa falta de estrutura para dar manutenção nas unidades, a Secretaria de Saúde resolveu fazer o inesperado, para pior. Tirar a Coordenação de Especialidades, que cuida do Postão, CEO, Centro de Reabilitação e outras, para transformar em Coordenação de Infraestrutura. Ou seja, para ganhar o anel, está dando o dedo. Se o atendimento já estava caótico, a tendência será piorar.
 
Barco
 
A situação é tão grave que a prefeitura está com dificuldade de lotar gente para trabalhar na secretaria. A servidora de carreira Wanderly Muniz, que já ocupou vários cargos de coordenação, pediu exoneração do cargo de coordenadora. Isso é um sinal, vindo lá de dentro, que o barril de pólvora está prestes a explodir.
 
Médico
 
O mais absurdo disso tudo é que a prefeita Eliene, acertadamente, como qualquer um de fora diria, delegou, no início do mandato, a pasta da Saúde para o seu vice Odenilson Silva (Republicanos), que é médico e com mais conhecimento na área. Ela só não pensou que essa delegação de poderes fosse afundar a pasta tão rápido. Essa ingerência do vice tinha que ter sido resolvida aos seis meses de gestão, fazendo o que eu já disse aqui e repito: ou ele assume a Secretaria de Saúde ou volta a cuidar dos negócios da família. Senão, quem vai responder é a Eliene.
 
Delegação
 
Por falar em delegação, hoje foi publicado, no Diário Oficial, o Decreto 47, onde a prefeita delega ao seu vice os poderes administrativos, igual o ex-prefeito Francis Maris (PSDB) fazia com o Kishi, no começo, e com o procurador Bruno Córdova, depois. Em resumo. Odenilson não tomou posse como prefeito na ausência da titular, é apenas um servidor com delegação. Aos olhos de alguns analistas políticos, isso poderia ser um recado da prefeita. Aos olhos de alguns servidores do gabinete, foi desorganização mesmo.
 
Líder
 
Apesar de anunciar que nomearia Celso Silva (republicanos) ou Rubens Macedo (PTB) como líder dela na Câmara, até agora a prefeita Eliene não oficializou nenhum dos dois. Apesar de estar fazendo as vezes de líder, o experiente vereador Rubens Macedo tem desgaste de imagem perante a população, e isso pode estar pesando. Enquanto isso, tal qual na prefeitura, os interesses do Executivo na Câmara seguem sem rumo, com vereadores se intitulando oposição e ainda dando nomes para serem contratados nas terceirizadas.
 
IPTU
 
Exemplo disso é que vários deles já se posicionaram contra o aumento de IPTU, mas, ficaram só nisso. Dizem que são contra o aumento mas não apresentaram nenhuma proposta para ser votada. E, tranquilamente, vão pagar seus IPTU com o aumento de mais de 40% que tiveram só na verba indenizatória. Se alguém falar que este ou esse vereador está fazendo alguma coisa, eu quero ver o protocolo.
 
Pau
 
Diante da inércia dos vereadores e da prefeita, a OAB de Cáceres vai resolver a questão do aumento do IPTU, uma armadilha deixada pelo ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Já fez a notificação extrajudicial, que é o correto, e só aguarda o posicionamento da prefeitura para judicializar a cobrança que já está andamento.
 
Falar bonito
 
Dentre esses, que hoje, na Rádio Difusora, chegou a dizer que faz oposição responsável à prefeita Eliene, estava o vereador Luiz Landim (PV). Falou bonito, com vários números tirados ninguém sabe de onde, e dizendo que a prefeitura tem que fazer alguma coisa. Não soube responder nem que os pedidos de isenção de IPTU já estão acontecendo desde o dia 3 de janeiro, mandou o povo olhar o decreto. Também não soube dizer ao entrevistador que Cáceres já tem um Plano Diretor, aprovado na gestão do Túlio Fontes, em 2010. Disse ainda que por falta desse plano diretor, que já existe, Cáceres estava sem rumo no desenvolvimento. Landim perdeu o rumo faz horas, falando muito e agindo pouco. Precisa estudar mais.
 
Compromisso
 
Inclusive, apesar de gostar muito dele, pessoalmente, eu sabia que o Luiz Landim daria trabalho na política. Vaidoso ao extremo, Landim, que é fisioterapeuta, nunca corrigiu alguém que o chamasse de médico. Isso dá notória aptidão ao envaidecimento. Investido no cargo de vereador, ele insiste em querer agir como prefeito, fazendo ações do Executivo. Essa vaidade pode leva-lo a descumprir o compromisso que ele tem com o Túlio Fontes, que o apoiou para estar na Câmara. Se isso acontecer, será o fim da sua carreira política, porque ele não é do tipo de vereador que se sustenta sem grupo.
 
Errou
 
Outro dia tive a oportunidade de dizer a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), que ela arriscou demais em fazer um monte de shows no Natal de Luzes. Disse que se fosse eu o prefeito, faria apenas a decoração, pedindo que a população usasse máscara durante a visitação. Antes de falar com a prefeita, já havia comentado com interlocutores políticos que a explosão de casos de covid, potencializada pelos shows, ia parar na conta da prefeita. Dito e feito. Todo esforço e recursos empregado no Natal de Luzes está rendendo uma chuva de críticas.

Time

Há meses venho comentando com o secretário de Assuntos Estrégicos, Claudio Henrique e com a prefeita Eliene Lilberato Dias (PSB), que a comunicação da prefeitura precisava ser reforçada para dar vizibilidade nas ações de toda a gestão, e principalmente para pontecilizar politicamente a prefeita. Na semana passada uma pesquisa encomendada por um influente deputado estadual atestou que eu estava certo. A avaliação da prefeita ainda é boa, mas dos secretários é péssima. Eu já fui jornalista concursado da prefeitura e sei que boa parte dos secretários atuais fazem um belo trabalho, porém esse trabalho não aparece por falta de comunicação.  

Túlio

Caiu como uma bomba nos bastidores políticos da região, os rumores de que o ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (PV), pode ser candiato a deputado federal. O efeito foi imediato. O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) já convenceu o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcenos (Republicanos) a renunciar para fechar as portas da região para o cacerense. Com Túlio de federal, a possibilidade do deputado federal doutor Leonardo (Solidariedade), concorrer novamente a estadual aumenta. Se isso ocorrer, os dois poderão fazer uma uma dobradinha na região e em Cáceres com apoio da prefeita Eliene.

Unemat
 
O professor cacerense, Celso Fanaia, colocou formalmente o seu nome à disposição para concorrer ao cargo de reitor da Unemat em eleição que ocorrerá este ano. O professor Roberto Arruda, cacerense lotado no campus de Sinop, há dias está em pré-campanha. Na minha opinião, Tetinho está entre os nomes que considero preparados para comandar a instituição. Coordenou o maior campus da instituição, o Jane Vanini, foi secretário de Educação e vereador em Cáceres. Tem experiência política e não tem desgastes.

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Andreia Silva, em 07.02.2022 às 10:57

    Falar bonito. Landim fala bonito para quem não entende nada. Fala que gosta da Prefeita e fica jogando contra. Perdi meu voto, me arrependo de ter votado nele. Até do Túlio ele se distanciou, só tem compromisso com a sua vaidade.

  • por Indignada, em 01.02.2022 às 11:22

    A Secretaria de Saúde está de mal a pior por culpa do Vice prefeito, pois a Secretaria de Saúde Elis é apenas uma marionete na mão dele. O vice prefeito não entende nada de gestão, a não ser ficar postando fotos da sua fazenda e de seus gados, para o povo pobre que é o nosso povo Cacerense. Absurdo...

  • por Iran, em 01.02.2022 às 06:22

    Por falar em covid, em que faixa etária está a vacinação infantil? Ninguém fala mais nada... a população precisa saber.

  • por CACERENSE aloprado !, em 31.01.2022 às 22:18

    Rubens Macedo de líder do governo kkkkkkkkkk Essa vergonha a qual a Eliene está passando é por culpa principalmente de Rubens...foi ele juntamente com o líder da época BARONI que fizeram de tudo para este código ser aprovado, agora vem com essa de que Rubens vai ser líder do governo ! Se a Eliene quiser sofrer mais críticas é só colocar esse elemento pra representa lá ! Quanto ao Tulio Fontes ser deputado federal, não concordo, tem gente melhor ! Já não basta estar rico, ainda quer mais ? Vamos eleger alguém diferente !

  • por cacerense em busca de progresso, em 31.01.2022 às 19:19

    A secretaria Municipal de Logística, está um pouco a vontade, tem funcionários utilizando veiculos para fins particulares.

  • por Ze pretinho, em 31.01.2022 às 18:07

    Gonzaga vc já começou entrar no jogo finalmente vc viu que a prefeita Eliene não tudo aquilo que vc falava . MS já começou fazer campanha pra Túlio Fontes não se esquecem do Francis .

  • por Arci Rezende, em 31.01.2022 às 17:45

    Tetinho, este sim tem currículo, moral, educação e sabedoria para conduzir a UNEMAT, diferentemente de uns outros nomes que não tem capacidade alguma.

  • por Gh, em 31.01.2022 às 17:08

    Professor Celso é Cáceres na Direção do Ensino Superior.

  • por Jj, em 31.01.2022 às 16:39

    Alcino Barcelos e Valmir Moretto irão engolir Dr. Leonardo e Túlio Fontes, vai dar até dó....

  • por MOSSUETO, em 31.01.2022 às 16:22

    Túlio Fontes nunca passou de suplente de deputado estadual, porque o seu eleitorado é muito limitado, vai ter condições de disputar uma cadeira de federal? Se enxerga gente!

Mais comentários
 
Sitevip Internet