Notícias / Cultura

01/02/2022 - 07:40

Jovens músicos de Cáceres lançam clipe na levada soul

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Será lançado, dia 04/02 a partir das 5h o áudio da música “Negro” e dia 05/02 às 15h estreia do clipe da música.

Ambos os formatos estarão disponíveis no canal Youtube Bugre Soul: O projeto “Bugre Soul” reúne três jovens músicos de origem afro-brasileira residentes em Cáceres.

Sabemos que as dificuldades em produzir música independente estando no interior de Mato Grosso, aumentam, por isso a partir da publicação do Edital Movimentar/2020 viram a oportunidade de viabilizar a proposta musical de compor, interpretar e gravar música autoral no estilo R&B Contemporâneo.

João Gabriel Alvares Gil (mais conhecido como Biel), 20 anos, músico, compositor e instrumentista é da Banda Wenceslau que faz jus ao estilo musical Funk, Soul e Rock. Gabriel Ferreira, 26 anos, músico, compositor, ator, desenhista, sonoplasta e produtor cultural. Suas composições navegam também pelas ondas do Soul e Rock.

E Caroline Siqueira Lopes, 17 anos, é cantora, compositora e transita pelos gêneros musicais do pop e MPB.

Agora os três se juntam para dar vida a este projeto musical.

Sobre a escolha do nome “Bugre Soul”, segundo a Wikipédia o termo “bugre” é uma denominação dada aos povos indígenas por serem considerados não cristãos pelos europeus.

A palavra vem do francês “bougre” que significa “herético” segundo o Dicionário Houaiss.

Como podemos perceber, desde sua etimologia a palavra carrega um sentido pejorativo e preconceituoso.

Lamentavelmente com o passar dos séculos esta prática perversa não desapareceu.

Pelo contrário, o povo Chiquitano que vive na terra indígena denominada de Portal do Encantado, abrangendo áreas dos municípios de Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, continuam sendo tratados violentamente por esta denominação depreciativa.

O título, portanto, é uma forma de combater a lógica moderna racista exaltando a ancestralidade indígena (bugre) e negra (soul).

Também sonoramente podese afirmar: bugre sou (l).

A canção “Negro” contribui para desmontar essa artimanha cínica que constrói sistematicamente estratégias de cunho político, social e cultural que forjam formas que amenizam e contemporizam os conflitos raciais. Enfim, que a gente possa ter mais músicas em que possamos orgulhar da nossa descendência negra, e/ou refletir sobre as práticas racistas.

Ainda está previsto um vídeo depoimento onde o trio falará sobre o processo criativo, desenvolvimento do projeto, influências artísticas, dificuldades encontradas para atuar nesse campo da arte e claro, apresentarão outra música composta e interpretada pela Caroline Lopes.

Em breve divulgaremos a data da estreia.

O clipe, o áudio e o vídeo poderão ser acessados pelo canal do Youtube Bugre Soul. https://www.youtube.com/channel/UCyuX9kO0u57-JmCpRJgjffg

Outras informações

O projeto “Bugre Soul” foi aprovado pelo, Edital Movimentar 2020 do Programa Mais Cultura, sendo, portanto, apoiado pela SECEL-MT, Governo Federal, Ministério do Turismo, por meio da Secretaria de Cultura.

Ficha técnica Composição:

Gabriel Ferreira Santana e Pedro Assis dos Santos Garcia Gravação/Masterização/Mixagem/Edição:
Fermatta Produção Musical Designer Gráfico:
João Alexandre Produção Videoclipe:
Silmar Nunes Direção Artística:
Gabriel Ferreira e Silmar Nunes Produtora Executiva: Suzana Guimarães

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vânia Márcia Ferreira Da Silva Alves, em 04.02.2022 às 21:15

    Parabéns! Amei a música.

  • por Márcia Ferreira Alves Cintra, em 01.02.2022 às 17:55

    Que falta faz ouvir um Cazuza, Ney Mato Grosso ,Alcione,Renato Russo,Luiz Gonzaga,Gonzaguinha,Nelson Ned , Nelson Gonçalves.... agora ninguém quer ou sabe viver de música mais de militância e de parabéns antecipados.

  • por Mariele Ortiz Arruda, em 01.02.2022 às 16:53

    Onde você leu que eu ouvi a música antecipada seu gaiato!Escrevi que sinto vergonha alheia quando vejo tanto mimi e pouco talento. Referi aos que querem fazer sucesso por antecipação usando de negros, índios e pobres para se promover. Você entendeu ou quer eu desenhe senhor Leonardo. O tal do intelectualmente despreparado é um problema crônico nesse país. A palavra esquerdistas caviar foi inserida por ironia mesmo, já essa turma sempre usou essas classes menos favorecidas para auferir vantagens.

  • por Ana Santos, em 01.02.2022 às 16:17

    Parabéns aos artistas cacerenses que transbordam talento e criatividade. Banda Bugre Soul unindo música e crítica social, na terra do agro, dos coronéis e do sertanejo alienado. Mil aplausos a vocês e muito sucesso.

  • por Leonardo, em 01.02.2022 às 15:38

    Dona Mariele deve ter ouvido a música com antecedência, já que nem foi lançada e já se referiu a mesma como de "pouco talento". Alguém com tanto afinco em já saber da qualidade da música, inclusive, deve ser fã de carteirinha, talvez até mais uma esquerdista incubada fingindo-se de conservadora. Te cuida dona Mariele, se Bolsonaro descobre a senhora ouvindo este tipo de música não via gostar nem um pouco.

  • por Mariele Ortiz Arruda, em 01.02.2022 às 08:00

    O mania que esse esquerdistas caviar tem de usar negros , índios e pobres para auferir dividendos políticos e monetário com os aplausos dos ignóbil de plantão. Francamente sinto vergonha alheia quando leio esse tipo de coisa cheio de mimi e pouco talento.

 
Sitevip Internet