Notícias / Educação

01/02/2022 - 07:56

Cinco professores do campus de Cáceres devem concorrer a eleição para reitor da Unemat

Por Sinézio Alcântara

Arquivo

Celso Fanaia é um dos cotados (Crédito: Arquivo)

Celso Fanaia é um dos cotados

Depois de oito anos, a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, nascida em Cáceres, terá possibilidade de ser dirigida, novamente, por um cacerense.

A eleição para reitoria, de acordo com o calendário eleitoral da instituição, ocorre no mês de maio. E, desta vez, cinco nomes, do campus de Cáceres, já se despontam como possíveis pré-candidatos.

     Estarão concorrendo a reitor os professores Leandro dos Santos, Vera Maqueia, Alexandre Gonçalves Porto, Nilce Maria da Silva, Roberto Arruda e Celso Fanaia.

O último reitor “filho da terra” foi Adriano Silva. Adriano dirigiu a universidade no quadriênio de 2011 a 2014. Os reitores seguintes foram Ana Di Renzo, de 2015 a 2018 e agora Rodrigo Zanin de 2019 a 2022.

     A probabilidade de eleição de um dos pré-candidatos locais é grande, principalmente, dos considerados, mais antigos, levando em conta que conhecem a estrutura e toda engrenagem administrativa e financeira da instituição.

     Um dos que se destacam nesses aspectos é o professor Celso Fanaia.

Além de um dos membros mais antigos da universidade – começou como aluno em 1985 e professor em 1994 – Fanaia que, atualmente, ocupa o cargo de diretor do curso de Matemática, já foi pró-reitor e diretor do campus, além de ex-vereador e ex-secretário de Educação, no município.

    As manifestações dos segmentos docentes, discentes, empresários, políticos e representantes de entidades, em favor de Fanaia, começam a surgir tanto de dentro quanto de fora da universidade.

Docentes 

    “A nossa universidade precisa de um reitor que tenha bom trânsito político, nos governos estadual e municipal. Alguém que conheça e tenha experiência administrativa. Eu vejo o professor Celso Fanaia com esse perfil” observa o professor e ex-reitor Taisir karim.
 
    “Celso Fanaia é, certamente, um dos melhores quadros que a Unemat tem para sua direção. Tem uma extensa lista de trabalhos prestados ao Estado no setor educacional, tendo demonstrado essa competência quando dirigiu a secretaria municipal de Educação e as diversas pró-reitorias da universidade” enfatiza o também professor Luiz Fernando.

    “Tem uma vasta experiência e conhecimento. Foi o diretor que estruturou o campus de Cáceres. Verdadeiramente, um nome de respeito e de grande importância para a universidade, não apenas em Cáceres, mas em toda região” ressalta o professor Flávio Jorge da Cunha.

Discentes 

         “No meu entendimento é o melhor candidato. Tem boa comunicação com os alunos, sabe tudo em relação a universidade. Está sempre disposto a resolver os problemas da comunidade acadêmica” afirma a aluna do curso de Matemática Kátia Stefani Gomes.

         “Com seu jeito carismático de ser, o professor Celso Fanaia, tem muito a contribuir com esta Instituição de Ensino Superior. Sempre ouvindo a opinião de todos para tomar decisão em conjunto, com a comunidade Docente e Discente” declarou Mikael Monteiro, ex-presidente do Centro Acadêmico do Curso de Matemática.

         “Celso Fanaia é um grande educador. Gente humilde e de fácil acesso. Conhece a história da Unemat como poucos. Já assumiu vários cargos públicos, com muita integridade. Além disso, tem as portas abertas em todos os ambientes políticos do Estado” destaca Amarildo Peres Rodrigues.

Clubes de Serviços 

       “Tem idoneidade comprovada e serviços prestados, tanto ao município, quanto ao Estado, através da Unemat. Um nome que reúne todas as qualidades necessárias para dirigir a universidade” resume o empresário ligado a Maçonaria, Pedro Lucio dos Santos.
 
      “Para eleição da reitoria da Unemat é imprescindível para o fortalecimento da instituição que tenhamos candidatos com capilaridade nos três segmentos da academia e com vasta experiência no universo educacional.

Mas, sobretudo, que tenha ambiência favorável dos segmentos externos, tais como setores produtivos, meio político e sociedade civil organizada. Nesse sentido temos como excelente opção o professor Celso Fanaia” explica o professor doutor Nivaldo Teodoro Melo que também e responsável pelo abrigo Lar Serva de Maria.

Comunicação 

         “A Unemat está no DNA do professor Celso. Ele, praticamente, ajudou a construir a universidade. Tem experiência e está preparado. Na prefeitura, como secretário mudou o perfil e a filosófica em fazer Educação. Se eu pudesse votar votaria nele” enaltece o jornalista, Luizmar Faquini, apresentador do programa “Espaço Livre” da Rádio Difusora.

         “Acho que dentre os candidatos preparados para comandar a Unemat, o professor Celso Fanaia é o que se destaca. Tem experiência como gestor. Administrou o maior campus da universidade e foi vereador e secretário de Educação, em Cáceres. Capacitado e político” asseverou Gonzaga Júnior, editor do site Jornal Oeste.

A eleição  

      A eleição da nova reitoria da Unemat, deve acontecer no mês de maio. Ainda não há uma data, oficialmente, definida. O processo eleitoral terá início no mês de março. Estipula-se 40 dias de campanha. O eleito tomará posse no mês de janeiro de 2023, para o quadriênio de 2023 a 2026.

     A comunidade acadêmica da Unemat é composta por mais de 22 mil alunos, perto de 2 mil docentes e cerca de 900 profissionais técnico-administrativos. Nos próximos dias, o site Expressão Notícias, estará divulgando apoiadores e manifestações em favor dos demais pré-candidatos a reitor.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ANTONIO CARLOS JORGE, em 02.02.2022 às 11:46

    Olá! Meu sincero respeito pessoal aos professores Leandro dos Santos, Vera Maqueia, Alexandre Gonçalves Porto, Nilce Maria da Silva, Roberto Arruda e Celso Fanaia em busca de representar nossa universidade. Acredito em vocês e sei que estará em boas mãos. Apesar de um excelente currículum que todos já possuem, sugiro pensar para o momento no que apresenta maior representação política nas esferas municipais e estaduais. Cabem a vocês se reunirem e deixar que saia apenas um dos nomes citados e termos um representante da nossa terra. "Saudades de Adriano Silva"

  • por Antonia, em 01.02.2022 às 16:56

    Onde é esse laboratório de peixe da Unemat? Na lua ou em Marte que alguns conhece.

  • por Marquinhos Onório, em 01.02.2022 às 13:29

    Que seja um Reitor fora dessa gestão, serão bem vindos. Prof. Celso Fanaia excelente profissional. Os candidatos da gestão atual.... aff... só bla bla bla. Aliás esses candidatos da gestão atual deveriam é voltar para sala de aula.

  • por Gh, em 01.02.2022 às 13:09

    O melhor e mas preparado para dirigir a UNEMAT em 2023/2026, todos já sabem que é o Professor Celso Fanaia. Não tem pra ninguém. Tetinho vai dar uma surra de votos...

  • por Ademilson, em 01.02.2022 às 13:07

    Boa sorte a todos

  • por Danilo, em 01.02.2022 às 10:59

    O verdadeiro reitor deveria ser o professor Claumir. Fez e ainda faz um excelente trabalho na PRPPG, e ajudou a realmente estruturar a pesquisa na universidade como um todo. Além disso, é uma figura popular que sempre está empenhado e envolvido nos setores que favorecem o meio ambiente e a população. Faz um trabalho magnífico no Laboratório de Peixes da Unemat. O resto aí é tudo político meia boca, que só aparece em época de eleição.

 
Sitevip Internet