Notícias / Educação

02/11/2022 - 09:45

Professor missionário acusado de assediar dezenas de alunas é afastado do Colégio Salesiano em Cáceres

Por Expressão Notícia/Assessoria

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Acusado de assediar dezenas de alunas do ensino médio do Colégio Salesiano Santa Maria, em Cáceres, o missionário Marquez Ortega Padilha, conhecido “mestre” suspeito dos crimes, foi afastado das funções. A informação consta de uma carta enviada aos pais das alunas, assinada pelo padre Sandro Giancola, diretor do colégio.

Na carta, a direção ressalta que o fato causou “muita indignação, consternação e dor, pois são exatamente, valores opostos que procuramos propagar, ensinar e viver” e que “uma equipe diretiva do colégio esteve se desdobrando para acalmar os corações machucados e dar apoio aos educadores que jamais compactuaram com esse tipo de atitude”.

Conforme antecipado pelo site Expressão Notícias, o padre Sandro Giancola afirma na carta, que além do afastamento do missionário suspeito, a presidência da Rede Escolar, determinou a vinda para Cáceres, de membros do Departamento Jurídico para “averiguar de perto a situação”. Reafirmou ainda a instauração de Processo Administrativo.
 
Ao todo, conforme uma Nota de Repúdio, elaborada por uma Comissão de Alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio, pelo menos, 27 alunas foram assediadas pelo professor-missionário. Todas menores de idade. Os assédios, conforme a comissão de estudantes, ocorriam por meios de redes sociais e até mesmo no próprio âmbito escolar.

Os alunos da comissão relatam com detalhes como ocorriam os assédios. “O professor coagia as vítimas para encontros, mantinha contatos nas mídias e em alguns casos houveram toques físicos”.

Alunos da comissão e as vítimas se reuniram com a coordenação e alguns professores para expor o caso. Porém, não tiveram o apoio necessário. Pelo contrário, a coordenadora desencorajou as alunas a prosseguir com as denúncias junto a polícia e ao Ministério Público.

Em uma gravação através de um celular, durante a reunião – em que a reportagem do site Expressão Notícias teve acesso-, dá para ouvir, pelo menos duas alunas, vítimas do abusador, chorando e praticamente implorando para que a coordenação e os professores os ajudassem a denunciar os abusos.
 
 
Contudo, a coordenadora diz que para isso elas (as alunas vítimas) teriam que ter provas dos assédios. E, além disso, de acordo com a coordenadora, seria desaconselhável levando em conta que, devido a seriedade do caso, o colégio poderia fechar as portas e, com isso, todos os funcionários perderiam o emprego.

Na Nota de Repudio, os alunos ressaltam que “estamos encerrando o ano letivo no colégio. Mas, nos preocupamos, severamente, com a segurança dos alunos que permanecerão na escola. Por isso, pedimos aos pais, aos alunos e todos que nos acompanham, no repúdio à esse criminoso”.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por BASILIO, em 22.01.2024 às 18:49

    analisando todos os comentários a mais comprometedora é a do Rafael com certeza a policia civil esta investigando e com certeza o Rafael será intimado para depor como ele sabe de alguma coisa seu depoimento será fundamental para lucidar o caso, foi omisso e negligenciou ao tirar o (os) filho da escola preocupou somente com seu filho o dos outros podia acontecer de tudo né, sou estudante de direito e sei oque isso significa.... seria interessante seu depoimento.....

  • por Rafael, em 07.11.2022 às 17:57

    Rosemeire, por que eu tenho que falar da vida conjugal dos outros com o padre? Você fumou alguma coisa estragada? Se duvida do que foi relatado, bate um papo com alguns funcionários da escola e alguns alunos mais velhos. Tem coisas que não cabem a mim tirar satisfação com ninguém, mas isso não me impede de expressar. Minha indignação é pelo fato de que esta escola, como instituição católica, tem sido omissa com muitos comportamentos que não têm nada de cristãos. Se você aceita esse tipo de postura, ou se alguma forma está sendo conivente com isso, problema é seu.

  • por Rosemeire, em 04.11.2022 às 23:19

    Esse Rafael em...língua do cão...é outro omisso, que fala que sabe até de adultério dentro da Instituição e outras coisitas e ñ se manifesta? Conivente irresponsável. Ñ tem peito? Vai lá e escreve filha(o)...seja corajoso(a), bota a cara, fica de frente a frente com o Padre Sandro...mais safado é quem se esconde, omite, sem caráter...falei

  • por Norma da Cruz, em 04.11.2022 às 11:42

    Será esse Tal Zé o advogado do missionário?

  • por Rafael, em 04.11.2022 às 08:49

    Joao Aparecido, eu tinha filhos na escola, e os tirei de lá. Sobre não ter levado o caso às autoridades, a uma porque isso é atribuição de quem gerencia a escola, a duas, porque não haviam provas, como existem agora. Sem contar que são menores de idade, precisa=se do consentimento e acompanhamento dos pais ou responsáveis desses alunos pra que isso seja feito. E mais, alguns pais sequer sabiam que isso acontecia na escola, porque as alunas ficavam com vergonha de contar. Isso traz reflexos psicológicos significativos na vida de uma pessoa, que pode perdurar pela vida inteira. Estudei por 11 anos nessa escola, tenho o maior orgulho de dizer que fui aluno do Colégio dos Freis, como era conhecido, e hoje estou envergonhado com tudo que vem acontecendo.

  • por Mãe de aluno, em 03.11.2022 às 22:40

    Dentre os fatos narrado, gravado e mencionado uma coisa é cristalina como a luz solar: Assim como as ideologia de esquerda que sempre procura soluções simples para problemas complexos assim fez a direção é Coordenacao dessa referida escola. E isso leva à crer que tudo deu PT ou seja : perda total de credibilidade das ações , ética e postura para com as vítimas,

  • por João Aparecido, em 03.11.2022 às 16:41

    Rafael,se vc sabe ou sabia de alguma coisa pq vc não foi diretamente com a direção da escola,ou tirasse seus filhos dessa escola,seria mais correto,agora jogar pedra na intituição,não acho justo,apena isso

  • por João Aparecido, em 03.11.2022 às 16:39

    Márcia,não estou protegendo nem acusando ninguém,uma pq tenho filhos que estudam naquela escola,apenas não acho justo condenar uma escola que tanto fez para nossos alunos,misturar politica com um fato isolado não concordo,apenas isso.

  • por Rafael, em 03.11.2022 às 13:13

    João Aparecido, Willian, Márcia, não estou falando besteira, falo com propriedade porque sei de muita coisa que acontece nessa escola. E não estou desrespeitando a Instituição Salesiana, estou falando de uma escola específica. Não sou Bolsonarista, porque isso é idolatria. Mas votei em Bolsonaro, sim, porque sou cristão, católico, e até onde conheço, a ideologia do candidato eleito e do seu partido não condiz com a doutrina católica. E caso vocês tenham se esquecido, as instituições de ensino Salesianas são instituições católicas, e os princípios cristãos devem ser observados. Como uma aluna mesma disse na gravação, que devoção a Deus é essa desse professor? (diga-se de passagem é um Salesiano). Talvez vocês não tenham ouvido os áudios das conversas entre as alunas, a coordenação e direção, mas essa não foi uma situação isolada. O Padre Sandro já havia sido comunicado anteriormente de que esse assédio estava acontecendo, mas preferiu resolver internamente. Isso não é postura de um padre que está como Diretor de uma escola, ainda mais católica. Já deveria ter sido comunicado às autoridades na primeira ocorrência.

  • por Márcia, em 03.11.2022 às 11:36

    Quando a pessoa vem com esse papo de gado eu fico com um pé atrás. Será que não está afim de resguardar mais um bandido !

Mais comentários
 
Sitevip Internet