Notícias / Esportes

15/09/2023 - 13:27

Projeto Rotary/Sendero oportuniza inclusão social por meio da capoeira, inscrições estão abertas

Por Rosane MIchelis

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Nesse contexto, o Rotary Club de Cáceres juntamente com o Grupo Capoeirista Sendero apresentou no desfile de 7 de setembro seu mais novo projeto Capoeira Rotary/Sendero, que tem como objetivo o ensino da Capoeira como ferramenta na formação do indivíduo de modo a desenvolver valores sociais, culturais, de saúde e éticos ligados à cultura afro-brasileira. Bem como promover a convivência em grupo, crescimento pessoal, percepção da participação de cada um na sociedade, aprimoramento da disciplina, respeito ao próximo, entre outros. 

As aulas serão ministradas pelo instrutor graduado Big e pelo contramestre Galego nas quartas-feiras às 18h30 e nos domingos às 8h30 na sede do Rotary Club de Cáceres, sito a Rua Treze de Junho, 399, Centro. 
Durante as aulas serão realizadas atividades com elementos técnicos voltados à iniciação da capoeira, com ênfase na ludicidade e no jogo, abordando a história do esporte, musicalidade, disciplina e regras.  

Segundo o instrutor Big, rotariano responsável pela inserção do novo projeto em Rotary, os interessados precisam preencher apenas dois pré-requisitos, o primeiro ter disponibilidade e o segundo vontade de aprender.  O projeto é destinado a crianças a partir dos 2 anos, sem limite de idade final. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone/whatsApp (65) 99813-4572.  

“A história da capoeira está intimamente ligada à história do Brasil e, ao abordar essa questão, trabalharemos ações afirmativas voltadas à redução do preconceito étnico-racial. Além disso, o sedentarismo tem sido um grande problema de saúde pública, sendo assim, estimular crianças, jovens e adultos a se exercitar torna-se fundamental”, pontua o contramestre Galego.  

O presidente do Rotary Club de Cáceres, Ailton Moreira, destaca que o novo projeto se alia aos do Judô e Karatê já desenvolvidos pelo clube, como forma de proporcionar a inclusão principalmente de crianças e adolescentes de baixa renda e em vulnerabilidade social, dando a elas gratuitamente a oportunidade da prática do esporte.  “Todo projeto que vem somar com a comunidade cacerense, tem apoio irrestrito do Rotary Club de Cáceres”, finaliza o presidente. 


 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet