Notícias / Cultura

30/01/2024 - 08:26

Exposição sobre populações tradicionais de Vila Bela e cursos gratuitos serão lançados em fevereiro

Por Bruna Barbosa

A exposição fotográfica "Mãos que sustentam a memória do tempo", com fotografias de populações tradicionais de Vila Bela da Santíssima Trindade, valorizando a cultura do povo negro, indígenas e comunidades quilombolas, é um dos projetos viabilizados pelo edital Viver Cultura que serão lançados em fevereiro. 

Além da mostra, o curso "Queer foco – arte e visibilidade LGBTQIAPN+" está com inscrições gratuitas abertas. A capacitação tem o objetivo de apresentar a história da arte pela perspectiva do trabalho de artistas visuais LGBTQIAPN +.

Com investimento de R$ 10 milhões do Governo de Mato Grosso, o edital Viver Cultura foi lançado no final de 2022 para impulsionar variados segmentos culturais em todo o Estado. Foram contemplados 266 projetos nas categorias de criação e desenvolvimento de experiências artístico-culturais, ações formativas, práticas e vivências culturais, circulação, mostras e festivais. 

Mãos que sustentam a memória do tempo

A mostra apresenta o cotidiano de moradores da cidade, mostrando momentos simbólicos do fazer com as mãos. Nas fotos, eles estão produzindo artesanato, cuidando da terra, pescando e reproduzindo ofícios e saberes ancestrais, como guardiões da cultura e da história do município.

A exposição e instalação "Mãos que sustentam a memória do tempo" será aberta ao público no dia 03 de fevereiro, às 8h, com entrada gratuita. A mostra fica aberta até o dia 23 de fevereiro, na recepção da agência do Sicredi, em Vila Bela da Santíssima Trindade. 

Queer foco – arte e visibilidade LGBTQIAPN
 
As inscrições para o curso Queer foco – arte e visibilidade LGBTQIAPN+ já podem ser feitas pelo link . As aulas serão online, no período noturno, entre 23 de fevereiro e 17 de maio. O curso será conduzido pela historiadora da arte e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes Ynaê Cortez e pela arte-educadora especialista em Estudos e Práticas de Cultura Marcela Klayn.

Outro curso viabilizado pela Secel via edital Viver Cultura foi "Iniciação ao audiovisual: conhecendo as ferramentas do básico ao avançado", que foi finalizado no dia 20 de janeiro, em Sorriso. O projeto surgiu de uma demanda na região em qualificar a mão de obra local para atuar em produções audiovisuais.
 
A capacitação durou três meses e abordou temas como criação de roteiro, manutenção e operação de equipamentos, técnicas de captação e edição de imagens e áudio, entre outras ferramentas usadas no audiovisual. Ao fim, os alunos fizeram o curta-metragem "Presente das sombras", disponível no Youtube. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet