Notícias / Saúde

08/02/2024 - 06:14

Unemat reestabelece Comitê Covid e orienta para continuidade de medidas de saúde

Por Danielle Tavares

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Tendo em vista o aumento na incidência de casos de Covid-19 no cenário estadual, a Universidade do Estado de Mato Grosso reestabelece o Comitê Covid, com vistas a acompanhar a evolução da doença e orientar a comunidade acadêmica para a adoção de medidas de cuidado com a saúde.

Nesta segunda-feira (05/02), o Comitê Covid encaminhou aos câmpus Ofício Circular nº02/2024, reforçando a necessidade da continuidade dos cuidados coletivos com a saúde para garantir um ano letivo seguro, com o mínimo de comprometimento na rotinas acadêmica e profissionais.

A Unemat está continuamente atenta ao cenário e reforça que a identificação de uma nova variante no Estado reflete a excelência do serviços de vigilância laboratorial e epidemiológica (Lacen e SES-MT), que fornecem informações científicas de qualidade subsidiando a tomada de decisões e orientações de qualidade.
 
VEJA ABAIXO AS ORIENTAÇÕES DE CUIDADOS COLETIVOS COM A SAÚDE:
 
1 – Mantenha os cuidados de higiene e limpeza individuais e coletivos na rotina diária, assim além de prevenirmos a Covid-19, também reduzimos o risco de infecção de inúmeras outras doenças transmissíveis;
2 – Redobre a atenção com a lavagem das mãos com água e sabão ou utilize o álcool a 70% nas situações em que o acesso a água a sabão seja limitado;
3 – Evite tocar olhos, nariz e boca;
4 – Evite contato próximo com pessoas com sintomas gripais;
5 – A opção pelo uso de máscaras faciais constitui uma medida de proteção adicional e reiteramos a importância deste e de outros métodos preventivos;
 
6 – Caso você tenha sintomas gripais, utilize máscara o mais precoce possível, cubra a boca e nariz ao tossir e espirrar, procure um serviço de saúde para o diagnóstico precoce, acesso ao tratamento com antiviral para casos moderados e graves;
6.1 – Nestes casos comunique imediatamente sua chefia imediata e busque avaliação médica, para a formalização de afastamento laboral, se necessário.
6.2 – Em consonância com os princípios éticos e diretrizes de saúde pública, enfatiza-se que a presença no ambiente de trabalho, estando ciente de um diagnóstico positivo de Covid-19, configura uma grave violação ética. Esta conduta expõe colegas a riscos significativos de saúde, contrariando as normas de segurança ocupacional e as recomendações das autoridades de saúde.
7 – Mantenha seu calendário vacinal atualizado, principalmente para doenças respiratórias como Influenza e Covid-19. Procure uma unidade de saúde e leve seu cartão vacinal para verificar as demandas de atualização;
8 – Fique atento às atualizações sobre a evolução da doença e aos comunicados oficiais dos órgãos de controle sanitário e da Unemat.
9 – As medidas sanitárias apontadas se aplicam a todos que se utilizam das instalações físicas da Unemat, como servidores (profissionais técnicos do ensino superior, professores e colaboradores terceirizados), discentes, integrantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, visitantes, dentre outros, seja para qualquer finalidade, tais como aulas, reuniões pedagógicas, administrativas, entre outros.
10 – Os gestores das Unidades deverão orientar a comunidade acadêmica para:
10.1 – Manter, sempre que possível, os ambientes ventilados;
10.2 – Evitar o uso de materiais coletivos e o compartilhamento de materiais de uso pessoal, bem como para que cada um porte seu copo ou garrafa de água.
11 – É recomendável a todos membros da comunidade acadêmica da UNEMAT cumprir os protocolos sanitários também fora do ambiente institucional para prevenir focos de origem do vírus.
12 – Os conflitos devem ser evitados e administrados de forma a minimizá-los. O não cumprimento das normas protocolares deve ser verbalizado pela chefia imediata solicitando o comprimento das normas.
13 – Tais medidas são necessárias em razão da obrigatoriedade de garantir o bom funcionamento das atividades da Universidade de forma a preservar as condições sanitárias.
14 – Os casos excepcionais e omissos serão avaliados em conjunto pela Pró-Reitoria de Administração e Comitê de Monitoramento do Novo Coronavírus.
15 – O Comitê de Monitoramento do Novo Coronavírus, no âmbito da Unemat, permanece avaliando diariamente o cenário da Pandemia e à disposição para quaisquer orientações necessárias junto à comunidade acadêmica.
 
Sitevip Internet