Notícias / Direto da Fonte

18/03/2024 - 11:11 | Atualizado em 18/03/2024 - 12:38

Reconhecimento

Por Da Redação

O maior fato político da semana aconteceu por acaso durante a inauguração da reforma da escola da comunidade Clarinópolis, na zona rural de Cáceres, na divisa com a Bolívia. Pecuaristas da região compareceram em peso ao evento para reconhecer a qualidade da obra e elogiar a gestão da prefeita Eliene Liberato Dias (PBS) que entregou o imóvel a comunidade ao lado do deputado estadual Valmir Moretto do Republicanos. O empresário e pecuarista Amarildo Merotti elogiou a gestão, em particular a Secretária de Infraestrutura, que segundo ele, tem feito um trabalho de qualidade nas estradas da zona rural. O ex-secretário de Governo da gestão Francis Maris, o pecuarista Neto Gouveia não poupou elogios a Eliene e sua equipe. Já o pecuarista e ex-prefeito Aloisio de Barros, fez questão de discursar. De forma emocionada elogiou a gestão de Eliene e disse que ela merece um segundo mandato. Afirmou que a prefeita terá seu apoio se for a reeleição.
 
Fatal
 
Nesta semana, vai acontecer o que previ na Coluna anterior. A parceria dos vereadores cacerenses Leandro dos Santos (UB) e Marcos Ribeiro (PSDB) vai acabar na sexta-feira, 22, quando ambos se filiarem ao PSD. Isso vai acontecer porque a pré-candidatura à prefeito de Leandro é apenas uma estratégia para negociar uma vice em alguma chapa que concorrerá de fato. Como já disse, Leandro vai a reeleição contra Marcos Ribeiro. Assim como em Cuiabá, o PSD vai caminhar com o PT nas eleições deste ano. Anotem ai.
 
Acordo
 
Quando digo que as decisões políticas sobre alianças municipais, vem de cima para baixo, estou falando de fatos como os que aconteceram na escolha do deputado estadual Eduardo Botelho (UB) como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Em troca do apoio do PSB do deputado estadual Maxi Russi, Botelho vai apoiar Maxi para presidente da Assembleia. O acordo ainda prevê que o União Brasil componha a aliança que está sendo formada para a campanha de reeleição da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB).  Para mim, o acordo vai viabilizar a chapa de vereadores do UB de Cáceres, e isso justifica o recuo do vereador Flavio Negação em deixar a legenda e ir para o MDB. A situação do UB cacerense ficou tão boa que o veterano vereador Rubens Macedo (PRD) e os vereadores Franco Valério (PROS) e Pastor Júnior (Cidadania), já estudam se filiar na legenda. Franco tinha anunciado filiação no Republicanos, mas recuou porque o partido está inchado. Já Pastor Júnior, ainda deseja disputar a reeleição por um partido de direita, mas teme o risco da falta de legenda. Outro problema, é que ele teria que bater na prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), de quem é aliado desde o início do mandato.
 
Coxinha
 
O que afirmei em Coluna recente, aconteceu na primeira reunião do ex-prefeito Francis Maris em Cáceres como filiado ao PL. Juntou meia dúzia de aliados e alguns órfãos do bolsonarismo para mostrar como fará a sua campanha. Indiretamente, disse que vai trabalhar para unir a direita em torno do seu nome. Ou seja, quer que Vicente Palmiro (MDB) e Sergio Arruda (PP), recuem e o apoie. Ainda disse que vai atrás do PRD do vereador Rubens Macedo e que vai exigir o apoio do PSDB de onde saiu na semana passada. Difícil, mas não impossível. Eu particularmente acho que o projeto de Vicente Palmiro deve ruir até o dia 5 de abril. Também acredito que Sergio Arruda (PP) não entrará em uma disputa sabendo que vai perder R$ 2 milhões de reais. Como já disse em outras ocasiões, importantes interlocutores políticos de Cáceres, apostam que as candidaturas de Sergio e Vicente não vingam.
 
Palmiro
 
Alguns acontecimentos reforçam a desidratação da pré-candidatura a prefeito de Cáceres de Vicente Palmiro. Entre eles, a permanência dos vereadores Flavio Negação no UB e Luiz Landim no PV e a ida do vereador Lacerda do Aki para o PL do ex-prefeito Francis Maris. Isso ocorre em função da demora em dar início a pré-campanha. Até 'os mala da política' que estavam com ele, já foram atrás de Sérgio Arruda (PP). Sobre Landim, dois fatores o estão fazendo permanecer no PV. O risco de não reeleição no MDB e no PL e a restruturação da executiva do PV. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Fabio Loureço assumiu a presidência e o secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, a vice-presidência. O presidente estadual do PV, Aloizio Leite manifestou apoio a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias em encontro recente em Cuiabá. A mexida empolgou inclusive o vereador Franco Valério que já estuda voltar para o PV. Se essa articular vingar, certamente a Federação Brasil da Esperança formado pelo PT, PC do B e PV, fará a maior bancada da Câmara de Cáceres.
 
Próximo prefeito
 
A lista de pretensos candidatos a vice em uma eventual reeleição da prefeita Eliene Liberato Dais (PSB), ganhou mais um nome. O ex-reitor da Unemat, Taisir Karin que trocou o PSD pelo Republicanos do vice-prefeito Odenilson Silva. Um excelente nome mas, nem ele e nem Coco tem o peso do ex-deputado federal Doutor Leonardo, que na minha opinião, é o melhor candidato a vice que existe hoje em Cáceres. Quem for o vice em uma eventual vitória de Eliene, será o próximo prefeito de Cáceres. Para mim, Leonardo está preparado para ser um grande prefeito.
 
Rejeitados
 
Com a janela partidária aberta, alguns vereadores de Cáceres estão sendo rejeitados por algumas legendas. Na opinião de duas fontes, não é medo de voto, é porque são encrenqueiros e não jogam em grupo. Advinha que são? Vou ajudar. Um começa com F e outra com M.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcio, em 19.03.2024 às 10:51

    Na minha opinião luiz landim para onde ele ir consegue a reeleição. Isso pq ele não fica fazendo esta política “maria vai com as outras “ Parabéns landim, Leandro, marcos ribeiro e Rubens pela trabalho q estão desempenhando nesta câmara municipal

  • por Paulo Renato, em 19.03.2024 às 07:18

    A vontade ou a necessidade de agradar os seus vermelhos produz essas pérolas jornalísticas! Nem a turma que se fez de palhaço fazendo um L em busca de picanha grátis acredita nisso. Imagine eu que nunca votei nessa corja esquerdista! Mas respeito a sua opinião!

  • por Cacerense aloprado, em 19.03.2024 às 00:15

    Só achei uma forçação de barra Gonzaga vc colocar que a maior bancada da câmara será do PT, Pc do B e PV ! Destes aí só Landim pra mim retorna ! Com a ruptura de Maze e Cesare o PT tá no sal e o PC do B não faz ninguém !

 
Sitevip Internet