Notícias / Direto da Fonte

15/04/2024 - 14:17 | Atualizado em 15/04/2024 - 15:26

Articulações

Por Da Redação

O fato político da semana que passou em Cáceres, foi a aliança feita pelo pré-candidato a prefeito pelo PP, Sérgio Arruda, com o PSDB, presidido por Beto Michellon. Sérgio também negocia o apoio do PDT e do PSD do professor Leandro dos Santos e sonha em ter o apoio do ortopedista Vicente Palmiro (MDB). Ele quer liderar o bloco que passaria ser a terceira via na disputa da prefeitura. O acordo com o PSDB e a formação da terceira via, acabaram com as minhas dúvidas em relação a um possível recuo de Sérgio, que já ocorreu por outras quatro vezes.
 
Coxinha
 
Quem também não recua mais é o ex-prefeito Francis Maris (PL). Desarticulado politicamente, na semana passada teve que pegar o PRD para tentar ampliar o seu arco de apoio. Vai ter que fabricar duas chapas, uma para o PL e outra para o PRD.
 
Palmiro
 
Em razão da demora no lançamento da pré-candidatura, o ortopedista Vicente Palmiro (MDB) não conseguiu fechar nenhuma aliança, vai para a disputa sozinho. Já a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), conseguiu fechar com o Republicanos, Podemos e União Brasil. Naturalmente, a composição mais forte.
 
Sem prefeito?
 
Já em relação ao PSD e a Federação formada pelo PT, PV e PC do B, seguem as dúvidas em relação as candidaturas a prefeito. Por enquanto, professor Leandro dos Santos é mantido candidato pelo PSD, e James Cabral, pelo PT. Essas dúvidas devem se arrastar até as convenções de junho. Eu via a relação de pré-candidatos a vereador do PSD, e particularmente, acho que nela só é possível eleger um vereador com Leandro como candidato a reeleição. Neste caso, o caminho natural do PSD seria apoiar a candidatura de James Cabral. Já em relação a chapa de vereadores da Federação PT, PV e PC do B, a eleição de um vereador passa necessariamente pela candidatura a prefeito de James Cabral.
 
Quociente
 
Em 2022, 46.903 cacerenses foram às urnas, no segundo turno, decidir entre Lula e Bolsonaro. Se esse mesmo número de votos válidos for computado neste ano, o quociente eleitoral para o legislativo será de 3.127 votos. Isso significa que, para eleger o primeiro vereador da chapa, o partido ou federação deve superar esse número de votos e o candidato mais votado deve ter, no mínimo, 318 votos, que é 10% do quociente. Já para participar das sobras, o partido tem que ter 80%, no mínimo, do quociente, ou seja, 2.501 votos. Daí, o detalhe é o seguinte. Não basta mais ter 10%. Para participar da sobra, o mínimo é que o candidato tenha 20%, que vai dar 626 votos. Na eleição de 2020, apenas 6 candidatos ultrapassaram essa marca: Marcos Ribeiro – 802, Flávio Negação – 746, Luiz Landim – 726, Cézare Pastorello – 684, Valdeníria – 676 e Professor Leandro – 653. Por isso, tem gente que foi dormir na semana passada achando que estava com eleição garantida, e agora está acordando que tem muitos critérios para atender.
 
Golpistas
 
Na semana passada o ex-governador Dante de Oliveira, deve ter ‘revirado no caixão’, ao ver o oportunista ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PL), que está deputado estadual, desvalorizar uma das mais importante comendas do Legislativo Estadual ao entregá-la para apoiadores políticos em Cáceres, entre eles, vários ‘golpistas’. Mandato desperdiçado como na passagem anterior pela Assembleia onde chegou a fazer média, entregando moções, até para o ex-adversário Takao Nakamoto e uma série de simpatizantes políticos com absolutamente nenhuma contribuição expressiva para o desenvolvimento do Estado. Em se tratando de oportunismo, Francis é doutor. Na semana passada tentou tirar proveito político da desacreditada ZPE, ao promover uma Audiência Pública em Cáceres, que foi do nada para lugar nenhum. Um fiasco do ponto de vista político, que não rendeu sequer uma única linha, nem mesmo da Assessoria do ex-prefeito e da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa.
 
Situação
 
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), escolheu a Engenheira Sanitarista e Ambiental Karen Mamoré, Lauro Alcântara e os ex-secretários Vitor Miguel e Wesley Lopes para representarem a gestão na disputa por vagas na Câmara de Vereadores. Mas, para ter resultado, a prefeita precisa chamar os comissionados para se engajarem em favor dos colegas. Os ex-vereadores Claudio Henrique, Wilson Kishi e o Diretor da Autarquia Águas do Pantanal, Júlio Parreira, que não são candidatos a Câmara, estão obrigados ajudar a prefeita nesse processo para ele ser bem sucedido.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 17.04.2024 às 13:48

    Joao Vitor deve ser o defensor do socialismo! Usa Iphone , Tenis da nike e roupa de marca. Deve fazer algum curso da unemat e paga de intelectual. Essa juventude dos anos 2000 esta perdida! tal da geração Y

  • por Oiramozodrac, em 17.04.2024 às 10:39

    Esse, João Vitor, no mínimo é da turma da esquerdaopata, que defende o luladrão, com unhas e dentes!

  • por Servidor da Saúde, em 17.04.2024 às 09:06

    Estamos sem entender, temos um coordenador que era colado no ex secretário que agora é pre candidato a vereador, sendo que este mesmo coordenador comenta com a gente que o então pre candidato ainda é o secretário e que ele quem manda na saúde. Estamos confusos a quem recorrer se ao (ex secretário) ou o atual advogado ou ao coordenador que leva as informações ao ex secretário. Política é complicado.

  • por Joao Vitor, em 17.04.2024 às 09:00

    Luiza de Campos,a realidade de quem trabalha,produz e gera riqueza está na sua cabeça,que sempre serviu de massa de manobra pro empresário lucrar nas suas costas,não diga besteira,empresário sempre vai lucrar nas costas dos menos favorecidos,principalmente na sua,se não não sabe,nenhum empresário gera emprego,o que gera emprego é demanda,mas esse assunto não sei se vc conseguir entender,a menos que estiver do lado do povo

  • por Luiza de Campos, em 17.04.2024 às 07:37

    Ao nobre escriba João Vitor o troféu de militante militonto esquerdistas do ano. Suas visão lastimável da realidade e aversão a quem produz e gera riqueza, emprego e renda é o maior conformismo sobre a socialização da miséria e a felicidade plena em receber migalhas do Estado.

  • por Joao Vitor, em 16.04.2024 às 16:39

    Caixeta,o que o nobre jornalista disse não é absurdo não,vá defender sua classe de empresários golpista em outro lugar aqui não,,ou vc acha que que aquela massa de manobra em frente ao quartel,e aquele bando de zumbis que praticaram aquele terrorismo em Brasilia foram amparados por quem,se não por empresários golpistas,seja realista cidadão,pra defender essa clase ou das dua uma,ou vc é uma toupeira que não quer enchergar a realidade,ou vc é mais um que financiou esse golpe,se foi cuidado,qualquer hora a PF bate lá,calma que sua vez chega

  • por Joed Luiz, em 16.04.2024 às 16:09

    Impressionante! A imprensa em geral, mas exclusivamente a imprensa brasileira, é dotada de: um gigantesco pudor e profissionalismo pagando-a muito bem noticiam até verdade.

  • por Orlandir Cavalcante, em 16.04.2024 às 11:37

    Que Dante encarna em sua vida politica e na Historia recente do Brasil a democracia e seus ideias é claro! Que o Bolsonarismo encarna em sua vida politica e na Historia recente do Brasil ideais golpistas, também é claro! Não sei dizer se os agraciados são golpistas! Mas são notórios bolsonaristas

  • por Marcelo Renato, em 16.04.2024 às 08:36

    Eu acredito que a população quer uma renovação, no mundo político precisamos de pessoas que enxerguem a povo de fato, não apenas poder por poder, mas por políticas públicas que possa dar qualidade de vida aos seus... É a hora do filtro, dar uma oportunidade para quem está com o sangue limpo e com vontade de alavancar o PROGRESSO para nossa querida Cáceres.

  • por Ana, em 15.04.2024 às 20:50

    Pastorello teve 684 votos em 2020 e agora não vai ter nem 300 porque muitos que votaram nele não vão votar no PT. E o PT quem representa é a professora Mazeh petista de verdade amada. Mulher negra empoderada.

Mais comentários
 
Sitevip Internet