Notícias / Cidade

16/04/2024 - 08:22

Escola Dom Galibert será sede do Escritório Social de Cáceres

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Nesta quarta-feira, 17, a partir das 14h, o Tribula de Justiça de Mato Grosso, por meio da Comarca de Cáceres,  fará o lançamento do projeto de recuperação e utilização do espaço Dom Galibert.

A solenidade será no Plenário do Tribunal do Júri.

O ato será realizado de forma presencial, mas também pode ser visto na modalidade virtual, utilizando-se do aplicativo "Microsoft Teams", que deverá ser baixado no celular e/ou computador, para acesso à sala virtual pelo Link Oficial: https://tinyurl.com/3ehn7vc2.

Segundo o Juiz José Eduardo Mariano da 1ª Vara Criminal, a estrutura da histórica escola abrigará o Escritório Social de Mato Grosso, cuja finalidade é promover condições de acesso das pessoas pré-egressas e egressas do sistema penitenciário, bem como seus familiares, às políticas públicas e sociais, como trabalho, educação, saúde, entre outros.
 
Além disso, a finalidade do Escritório Social Estadual também é acompanhar as condições de cumprimento de pena em livramento condicional, semiaberto, aberto e prisão aberta domiciliar. 
 
Em Mato Grosso, o Escritório Social é uma política judiciária que já existe desde 2020, orientada pelo Conselho Nacional e Justiça (CNJ) e conduzida pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT) em parceria com os Municípios onde existe sistema prisional. No estado, já existem seis aproximandamente dez unidades.

HISTÓRIA

O espaço Dom Galibert foi construído em 1934, e por mais de cinquenta anos serviu como escola em Cáceres.

O imóvel pertence à Diocese de São Luiz de Cáceres e é gerenciado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Visando a recuperação e utilização do espaço Dom Galibert, pelo período de 10 (dez) anos, renováveis por mais 10, a Vara de Execuções de Cáceres, por meio do Conselho da Comunidade e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por meio da Diocese de Cáceres, celebraram um acordo.

O espaço poderá, ainda, ser integrado à comunidade como espaço cultural, com realização de feiras, exposições, apresentações teatrais, etc., transformando o local em um espaço harmônico a todos que ali frequentarem.

A recuperação do espaço patrimonial será executada pelos reeducandos do regime fechado, por meio de diferentes oficinas de produção, usando técnicas adequadas, tais como, madeiramento, pedreiro, ajudante, eletricista, serralheiro, hidráulica, elétrica, pintura e paisagismo, todas serão sempre orientados por um profissional habilitado na execução da obra.

Os parceiros para a realização do projeto são Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, Órgãos Públicos Municipais, Instituições Religiosas locais e Empresários locais. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel Donato Deluqui, em 17.04.2024 às 15:48

    Iniciei meus estudos nesse educandario de 1963 a 1966 e como estava fechado nada melhor do que aproveitar esse espaço para algo em prol do povo de nossa terra. Aqui vai o meu aplauso para o TJMT e em especial para o judiciario local que com essa iniciativa e em comunhão com a sociedade e instituiçoes do município contribuirão para a recuperação dos reeducandos do sistema prisional da comarca de Caceres e região.

 
Sitevip Internet