Imprimir

Imprimir Artigo

26/04/2021 - 12:32 | Atualizado em 26/04/2021 - 17:26

O cara

Conversando com uma dezena de interlocutores políticos de Cáceres sobre o nome ideal para assumir a Secretaria de Saúde com a saída do cardiologista Sérgio Arruda (Podemos), a maioria, onde me incluo, apontou o nome do vice-prefeito Odenilson José da Silva (Republicanos). É da área da saúde, conhece o setor como ninguém e tem peso político por ser o vice-prefeito da cidade. Neste momento de crise sanitária, social e política, Odenilson é o nome para ser o líder na prevenção e combate ao coronavírus.
 
Barulho
 
Depois de levarem uma cipoada do RDNEWS com a história de um a CPI para investigar irregularidades na aplicação do dinheiro para o combate ao coronavírus, vereadores de Cáceres, que na verdade queriam pegar uma carona porque o assunto está pauta nacional, perderam eventuais apoios da maioria dos colegas após eles descobrirem a manobra. Os gastos estão no Portal Transparência. Lá mostra que o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), usou a maior parte do dinheiro para pagar folha de pagamento dos servidores e comprar placebos. Sabem porque eles desconhecem essa informação ?, porque a maioria dos atuais vereadores da cidade sequer sabe ligar um computador. Mas, uma importante fonte ligada aos bosoloides relataram que o recuo do grupo da CPI teve um segundo motivo.  Medo de perder um futuro apoio de Francis, caso ele venha ser candidato a deputado federal. Por falar nos bosoloides, o guru deles tentou mas não conseguiu jogar o ex-secretário de Saúde Sergio Arruda contra a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Ele queria que o ex-secretário saísse atirando, quebrou a cara.
 
Tristeza
 
Quem lê esta Coluna sabe que sempre critiquei a postura do vereador Domingos dos Santos (PSB) como gestor da Câmara de Vereadores de Cáceres, e a cada informação que me chega tenho ainda mais certeza disso. De tanto eu cobrar, ele fez uma adesão a uma ata para gastar dinheiro com divulgação das ações do legislativo. Ocorre que o valor é uma merreca e por conta disso Domingos está chamando os colegas para doarem mil reais por mês para arrumar por exemplo, quase dez mil reais para a TV Descalvados cobrir as sessões. A ida até TV de Ricardo Henry aconteceu na semana passada após uma ‘batida na bruaca’. A Descalvados que agora usa a internet, fez uma enquete perguntando sobre a aprovação da atuação dos atuais vereadores cacerenses. Como era de se esperar, 79% reprovaram.
 
De olho
 
Por falar em Domingos e Câmara de Cáceres, ele continua com a ideia de construir uma sede nova para o legislativo. Tem mais de R$ 500 mil em caixa enquanto o povo está passando fome porque não pode trabalhar por conta do coronavírus.
 
Reforma
 
Conversei com a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), novamente neste final de semana e ela me disse que a reforma que pretende fazer em seu primeiro escalão é maior do que tenho noticiado. Ela não está satisfeita com o desempenho de muitos secretários, coordenadores e gerentes, especialmente os indicados por partidos aliados.
 
Assédio moral
 
Recebi áudios que comprovam que um grupo de vereadores que fazem oposição a atual gestão, cometeram, na semana passada, assédio moral contra a diretora Águas do Pantanal Cida Nepomuceno. A situação aconteceu em dois episódios. Um, em que o ex-vereador Da Silva, usando os vereadores oposicionistas, tentou obrigar Cida a colocar uma entidade dele que mexe com coleta de reciclados para receber um por mês, o que é ilegal segundo o jurídico da entidade. Em outra situação, os mesmo vereadores e supostas lideranças de um grupo de acampados na Cascalheira do município, tentam o fornecimento regular de água e até energia. Outra situação que o jurídico da autarquia e a procuradoria do município já disseram que é ilegal. Nos dois casos Cida foi desrespeitada como dirigente da autarquia e particularmente como mulher, da mesma forma que estão tentando fazer com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Eu já dei a sugestão. Coloquem câmeras com áudio na autarquia, no gabinete e na sala de reunião da prefeitura. Ao primeiro sinal de assédio, registrem um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher.
Imprimir